Graduação em Engenharia de alimentos

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Implantação: 2014/1

Turno: Manhã e tarde

Periodicidade: Semestral

Vagas: 25 por semestre

Duração: 5 anos (10 períodos)

Formas de ingresso: Via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), transferência interna, externa ou reingresso. Clique nos links para acessar os editais dos processos seletivos.

COORDENADOR: Allan Fonseca da Silva

Suplente: Diana Clara Nunes de Lima

Projeto pedagógico: Link

Fluxograma do curso: 

Vídeo sobre o curso de Engenharia de Alimentos

Áreas de atuação:

Armazenamento e transporte

Estabelecer parâmetros de armazenamento e transporte, visando à garantia de qualidade do produto acabado.

Automação de processos

Planejar e implantar linhas automatizadas de produção.

 

Consultoria

Prestar assessoria a empresas da área alimentícia no desenvolvimento de produtos, layout de equipamentos e de plantas de produção e implementar sistemas de controle da qualidade.

 

Controle de qualidade

Organizar métodos e sistemas de controle e garantia de qualidade das matérias-primas e dos produtos processados nas indústrias alimentícias, coordenar análises laboratoriais.

 

Pesquisa e desenvolvimento

Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. pesquisar matérias-primas, embalagens e tecnologias de produção.

 

Planejamento e projetos agroindustriais

Planejar e implantar instalações industriais alimentícias e dimensionamento de equipamentos. Avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado.

 

Produção

Desenvolver e aprimorar processos de produção, fazer a seleção de máquinas e equipamentos fabris. planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.

 

Tratamento de resíduos

Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente e visando à sustentabilidade.

 

Vendas técnicas e marketing

Desenvolver aplicações visando à comercialização de matérias-primas, ingredientes, insumos e equipamentos para a indústria alimentícia.