Uma substância muito concentrada em produtos naturais como uvas e nozes, o resveratrol, suaviza os efeitos não desejados da obesidade e melhora a expectativa e a qualidade de vida dos que sofrem com excesso de peso, segundo uma pesquisa científica internacional divulgada ontem. Pessoas que engordam e comem uvas - ou que bebem vinho - têm vida mais saudável
O estudo, desenvolvido por um grupo de cientistas - na maioria, americanos - e publicado no último número da revista "Nature", mostra que o resveratrol previne os riscos à saúde provocados pela obesidade, disse o cientista Plácido Navas, pesquisador do Centro Andaluz de Biologia do Desenvolvimento, da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha). Segundo Navas, foi comprovado que os ratos viviam mais e tinham melhor qualidade de vida que os que engordavam sem a substância.
A Pesquisa
Os cientistas chegaram à conclusão após alimentar ratos com uma dieta rica em gorduras seguida de resveratrol - substância com a qual as videiras e as nogueiras se defendem de infecções por fungos, por exemplo.
Como parte do experimento, ratos adultos (com 1 ano de vida) foram alimentados para ganhar peso e, ao mesmo tempo, receberam resveratrol.Os animais desenvolveram uma mudança metabólica capaz de prevenir, por exemplo, os sintomas de doenças freqüentemente associadas à obesidade, como o diabetes. A expectativa de vida dos animais também aumentou com o consumo de resveratrol.
Resultados
O experimento apontou que, quando a dieta rica em gorduras era combinada à ingestão de resveratrol, apenas 30% dos ratos morriam. Os índices de mortalidade chegaram a 50% entre os roedores que ganhavam peso e não receberam a substância, disse Navas.
Navas acrescentou que foi comprovada uma alteração molecular para uma maior produção de mitocôndrias - organela responsável pela energia celular. "Se o número de mitocôndrias aumenta, cresce a eficácia da combustão de tudo que ingerimos", disse. Portanto, conclui a pesquisa, pessoas que engordam e comem uvas - ou que bebem vinho - têm vida mais saudável e melhoram, substancialmente, todo o equilíbrio nutricional, em relação aos obesos que não têm estes hábitos.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15459.shtml
Fonte: http://br.news.yahoo.com/060320/11/12xhp.html