Vitaminas E e C, um reforço para o cérebro
quinta-feira, junho 1, 2006
Segundo os especialistas em terapia ortomolecular, a
vitamina E neutraliza os radicais livres que danificam a membrana
externa dos neurônios. Uma vez que isso aconteça, as células do cérebro
perdem a capacidade de transmitir mensagens e, conseqüentemente, as
funções cognitivas do indivíduo ficam seriamente comprometidas. Um
estudo publicado em 1997 na revista científica The New England Journal
of Medicine sugeriu que a vitamina E era eficaz no combate ao mal de
Alzheimer. Produziu os mesmos efeitos de uma droga vendida com receita
médica no tratamento dessa doença. Na pesquisa, descobriu-se que a
vitamina pode adiar a progressão da demência em mais da metade dos
pacientes. Somente 26 por cento dos que tomaram a vitamina E tiveram
que ser internados em um asilo durante a realização do estudo.
A vitamina C - assim como a E, um poderoso antioxidante - também é
indicada para fortalecer as funções cerebrais. Em testes de Q.I., o
consumo da vitamina parece influenciar no resultado. Alimentos como
cereais e frutas, verduras com folhas verde escuro são ricos em
vitamina E. As frutas cítricas - laranja, acerola, limão e morango - em
vitamina C. O consumo dos antioxidantes citados acima deve começar logo
no café da manhã. A primeira refeição do dia deve ser composta por
cereais e um suco de laranja. Os cereais integrais são uma fonte
excelente de vitaminas e selênio.
Deveriam ser consumidos
diariamente. No almoço, uma salada que inclua alface, brócolis,
espinafre e couve é a maneira ideal de ingerir os alimentos certos para
o cérebro.
O melhor é não cozer completamente as verduras.
Elas devem ser apenas aquecidas no vapor, para umedecer as folhas, e
colocadas na geladeira. Depois, é só servir fria, acompanhada por
batatas, por exemplo. No lanche, ou antes de dormir, uma salada de
frutas com cereais é a dica da nutricionista.
É importante
ressaltar, porém, que alimento nenhum opera milagres. Para que o corpo
em geral, e o cérebro em particular, sintam os efeitos da comida, é
necessário que seja realizada uma reeducação alimentar desde cedo. "Os
efeitos só surgem a médio e a longo prazo. Não adianta começar a
consumir as vitaminas e minerais necessários para melhorar a memória e
achar que, em um mês, estará tudo resolvido.
Fonte: http://br.news.yahoo.com/060320/11/12xhp.html