Engenharia de Alimentos

EngAlimentos.com.br

Ácido fólico pode combater depressão

quarta-feira, maio 24, 2006
Pesquisas mostraram que pessoas com problemas psiquiátricos e com demência têm baixos níveis dessa vitamina, o ácido fólico. Em seu livro, Jean Carper, uma das maiores autoridades norte-americanas em saúde e nutrição, relatou um estudo do cientista canadense M. I. Botez, da Universidade de Montreal, no qual descreveu a "síndrome da deficiência de ácido fólico", cujos sintomas são fadiga, depressão branda ou moderada e distúrbios gastrintestinais.

À medida que se envelhece, o consumo de ácido fólico passa a ser ainda mais importante. Em 1997, pesquisadores italianos, da Universidade de Roma, fizeram um estudo, cujos resultados sugerem que suplementos de ácido fólico podem restaurar a memória dos idosos. Em relação ao mal de Alzheimer, também foi percebida uma influência positiva dessa vitamina. Segundo David Snowdown, da Universidade de Kentucky, os piores danos causados pela doença ocorrem em pessoas com baixos níveis de ácido fólico. O ácido fólico pode ser encontrado nos cereiais integrais, nas sementes oleoginosas, como a castanha-do-pará, nas frutas, nas verduras de cor verde escuro e nas carnes em geral. Mas atenção: o excesso de castanha-do-pará não é aconselhável, devido ao seu alto teor de gordura. Não é qualquer pessoa que pode consumir essas sementes. E mesmo as saudáveis devem consumir com moderação.

Os mais jovens, porém, também sofrem com a carência da vitamina. O organismo tem uma reserva mínima de tiamina. Por isso, se não a consumirmos sob a forma de alimentos ou suplementos, o cérebro pode ter problemas. Mas por que precisamos tanto da tiamina? Para Philip Langlais, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, em San Diego, a deficiência de tiamina prejudica a capacidade do cérebro de usar glicose, diminuindo, assim, a energia disponível para as atividades mentais. A tiamina existe sob a forma de suplementos, mas também podem ser encontradas em cereais, frutas e no levedo da cerveja.



Fonte: http://br.news.yahoo.com/060320/11/12xhp.html

Tags:
Filed Under: Matérias