Atenção, adeptos daquela cervejinha gelada. Melhor notícia, impossível nestes dias quentes: beber cerveja atua positivamente sobre os processos inflamatórios e algumas doenças crônicas, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta (02/03), pela faculdade de Medicina da Universidade de Innsbruck, na Áustria.
Experimentos realizados com células sanguíneas demonstraram que a cerveja pode bloquear algumas infecções e doenças crônicas. Isso porque as substâncias contidas nos extratos de cevada parecem ter um impacto parecido ao que se atribui ao vinho tinto, ao chá verde e ao preto no organismo — antioxidantes poderoso —, cujo efeito positivo para a saúde, sobretudo nas doenças coronárias, é reconhecido medicamente, indica o estudo.
Cevada sim, álcool não
Os cientistas destacam que o fato de beber cerveja não implica necessariamente a ingestão de bebidas alcoólicas, dado que o efeito positivo do sumo de cevada se faz notar também quando este não contém álcool e também não depende da marca da bebida que se consome. Os autores da pesquisa asseguram que a cerveja parece aumentar a produção do chamado "hormônio da felicidade", a serotonina, um neurotransmissor que exerce um papel importante nos estados de ânimo das pessoas, como o humor, a ansiedade, o sonho, a dor, e até o comportamento sexual e alimentar.
O estudo também confirmou que a ingestão de cerveja tem um efeito tranqüilizante sobre quem a bebe. E aí, claro, a cevada tem pouca participação. Mas vale lembrar que o prazer de beber só pode ser assim denominado se feito com moderação.
Fonte: http://br.news.yahoo.com/060320/11/12xhp.html